Case de Sucesso – Ciência de Dados & Inteligência Artificial para Qualificação de Leads
Como a maior administradora de benefícios do Brasil dobrou a taxa de conversão de Leads com Ciência de Dados & Inteligência Artificial
Tamanho: Grande
Segmento: Saúde
Atuação: Brasil
Solução: Motor cognitivo de Qualificação de Leads
Sobre a Empresa
É a maior administradora de benefícios do Brasil e proporciona acesso a saúde de qualidade a milhões de brasileiros. Fundada em 1997, possui mais de 1.700 colaboradores e representa mais de 4,5 milhões de clientes ou beneficiários.
Desafio
Identificar quem são os leads mais propensos a conversão, os chamados “hot leads”, com base em um score.
Realizar uma distribuição desses “hot leads” entre corretores com semelhança de perfil (match).
Solução
A Lumini foi responsável por desenvolver um Motor Cognitivo de Qualificação de Leads, utilizando técnicas avançadas de Inteligência Artificial & Machine Learning.
Através de um algoritmo de Score e Propensão de Leads, calculamos a probabilidade de conversão individual para cada lead.
Esse algoritmo é utilizado para atribuir uma pontuação a potenciais clientes (leads) de acordo com a probabilidade de eles serem convertidos em vendas. Ele é desenvolvido usando dados históricos de vendas e informações sobre os leads, como suas características demográficas, comportamento de compra e interações com a empresa.
O resultado foi utilizado no segundo modelo, a Recomendação de Leads, onde foi feito um match, entre corretores e possíveis clientes.
Assim, desenvolvemos um ranqueamento entre os corretores, com maior propensão de venda, de acordo com suas características de vendas e atendimento, bem como a sua disponibilidade, mantendo o fair-play entre os corretores para garantir um atendimento mais equilibrado.
Resultados
6,7% -Taxa de Conversão dos Leads que passaram pelo modelo.
2,17 vezes maior que a distribuição aleatória.